White Papers


O VALOR DOS DIAGNÓSTICOS IN VITRO

O que são diagnósticos in vitro? Definição.
Os dispositivos médicos são importantes instrumentos de saúde, que englobam um vasto conjunto de produtos. Os produtos de diagnóstico de uso in vitro estão inseridos na categoria de produtos para saúde, outrora denominados de correlatos, em conjunto com os materiais de uso em saúde e os equipamentos médicos. Tais produtos são destinados para fins comuns aos dos medicamentos, tais como: a) Prevenir, b) Diagnosticar e c) Tratar uma doença humana. Devem atingir os seus fins através de mecanismos que não se traduzem em ações farmacológicas, metabólicas ou imunológicas, e é assim que se distinguem dos medicamentos.

Os Diagnósticos in vitro (IVD), também chamados de testes diagnósticos in vitro, auxiliam e corroboram um diagnóstico por meio da avaliação de um ensaio em um tubo de teste ou, de modo mais geral, em um ambiente controlado fora do organismo vivo. O termo em latim in vitro, que significa “em vidro”, é simplesmente a herança de práticas passadas, quando os testes eram realizados em sua maioria em um tubo de teste.

Em uma base diária, os diagnósticos in vitro são utilizados pelos profissionais de saúde como triagem de problemas de saúde e sinais de alerta. Exemplificando, se um médico tem uma hipótese diagnóstica “x” de uma possível doença ou condição, ele normalmente irá realizar uma variedade de exames de sangue para verificar os níveis de células vermelhas e brancas do sangue, plaquetas, hemoglobina, glicose, eletrólitos e enzimas. Todos esses testes in vitro são ferramentas de diagnóstico, servindo para uma grande variedade de propósitos.

A Comissão Europeia define o IVD como “qualquer dispositivo médico que seja reagente, produto de reagente, calibrador, material de controle, kit, instrumento, aparelho, equipamento ou sistema, seja utilizado isoladamente ou em combinação, com a intenção do fabricante de ser utilizado in vitro para o exame de amostras, incluindo doações de sangue e de tecido, derivadas do corpo humano”.

Acesse aqui para ler o documento completo.

Comentários

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro a nos enviar um comentário

Deixe um Comentário


Parceiros


Business Club Healthcare © 2014 - Todos os direitos reservados